X

Minha Dedicação Especial

Fique por Dentro

Ginecomastia Masculina

Você se incomoda com o volume das mamas e a projeção dos seus mamilos?

Então, fica aqui que vou te falar tudo sobre Ginecomastia Masculina (aumento anormal da mama em homens).

A ginecomastia masculina é um aumento anormal, porém benigno da glândula mamária masculina. Não é algo prejudicial à saúde do homem, porém o crescimento aparente causa importante incômodo ao utilizar certas roupas que acabam "marcando."

Você tem ou conhece alguém que tem esse incômodo?

Estou aqui para te dizer que já ajudei vários pacientes a elevar sua autoestima e autoconfiança com esse procedimento.

Afinal, o que é Ginecomastia masculina, Doutor?

A ginecomastia masculina é uma disfunção que afeta homens e que provoca o crescimento das glândulas mamárias e consequentemente as deixando mais visíveis e projetadas, e pode trazer um certo incômodo e insegurança ao vestir-se, fazer atividades ao ar livre, ou até mesmo, lhe privar de ficar despido em público. Pode acontecer em uma das mamas ou nas duas e pode causar dores.

Quais são as principais causas da ginecomastia masculina, dr?

Normalmente a causa é desencadeada por desequilíbrio hormonal. Esse desequilíbrio pode acontecer de três formas:

  • Causa Fisiológica, ou seja, causada pelo próprio organismo e que desencadeia algum desequilíbrio hormonal;
  • Causa idiopática, em outras palavras, causas desconhecidas que pode aparecer de forma espontânea gerada por um fator alheio que causa o desequilíbrio hormonal;
  • Causa patológica: motivada por doença ou efeito colateral de medicamentos, anabolizantes etc.

Quais as diferenças entre ginecomastia e gordura na região peitoral, dr?

Nos casos de ginecomastia, as glândulas das mamas possuem um aspecto duro e com dimensão acima do normal.

No caso da lipomastia, outra característica é as mamas aumentadas, a deformação não se dá somente pelo aumento das glândulas, mas sim pelo acumúmulo de gordura ao redor dos mamilos e peitoral.

É muito comum a confusão entre os dois diagnósticos. É ainda mais comum o acometimento pelas duas condições ao mesmo tempo. Mais um motivo para procurar um cirurgião especialista em tórax masculino.

Quais são os tipos de ginecomastia, dr?

(unilateral e bilateral)

Unilateral: Em alguns casos, pode ocorrer a alteração em apenas um dos mamilos, chamada de ginecomastia unilateral, que deixa um lado maior do que o outro.

Bilateral: a Ginecomastia bilateral é a disfunção que causa o aumento das duas mamas.

Importante entender que independentemente do tipo da alteração, a razão é a mesma, ou seja, o desequilíbrio hormonal das glândulas mamárias, desencadeando a queda da testosterona e o aumento do estrogênio, o hormônio feminino.

Vamos falar agora sobre os graus de Ginecomastia:

A melhor forma de tratamento incide com o grau de evolução do quadro, onde pode-se manifestar de forma bilateral ou unilateral, variando ainda entre graus baixos e discretos, praticamente imperceptíveis, e chegando até em um quadro mais avançado, em que as mamas ficam “em pêndulo”. Seja qual for o tamanho, o ideal é realizar um procedimento cirúrgico para correção e consequentemente elevar sua autoestima.

Você sabia que existem quatro graus que variam conforme o crescimento da mama e determinam como o procedimento deve ser realizado?

São chamadas de: Grau 1, Grau 2A, Grau 2B e Grau 3.

  • Grau 1: é uma pequena evidência de ginecomastia no homem, evidenciada por projeção e destaque das aréolas, SEM EXCESSO de pele.
  • Grau 2A: é um moderado crescimento da mama masculina, com saliência visível sob a roupa, SEM presença de EXCESSO pele.
  • Grau 2B: é semelhante à ginecomastia Grau 2, notável aumento mamário COM presença de EXCESSO de pele.
  • Grau 3: esses são casos avançados de ginecomastia, com aumento significativo na glândula mamária, resultando em ptose (caimento) mamário, visível pela queda da mama devido ao EXCESSO de pele. Necessita de abordagem cirúrgica específica.

Como é feita a ginecomastia masculina, dr?

Procedimentos cirúrgicos variam conforme a causa da ginecomastia. A lipoaspiração é indicada para acúmulo de gordura, enquanto a retirada das glândulas mamárias é comum em casos glandulares. Em muitos casos mistos, ambas as técnicas são combinadas. Também damos atenção ao tamanho das aréolas e mamilos que devem ser diminuídos em alguns casos.

O que é o tratamento em 3 dimensões, dr?

Eu proponho para meus pacientes o tratamento em três dimensões, uma proposta que faço unicamente, que é tratar todo o problema que esse tipo de paciente possa vir a ter no tórax em um único procedimento. Então, desde presença de glândula, que é a ginecomastia, quanto a presença da lipomastia e a lipospiração das regiões laterais e pré-axilares do tórax. Também realizo o enxerto de gordura dentro do músculo peitoral para aumentar o volume do peitoral e dar uma projeção muscular mais interessante e harmoniosa. E além da redução de mamilos e posicionamento de cicatrizes em locais mais discretos possíveis.

Esse tratamento consiste em várias técnicas combinadas que vão trazer um peitoral mais atraente e masculino. É importante saber que se fizer o tratamento inadequado, ou não fizer um tratamento global da região do tórax, não irá ficar com um resultado 100%, e esse é meu maior objetivo. Eu trago essa proposta de fazer um tratamento global para que o paciente tenha o melhor resultado e o mais natural possível do ponto de vista do tórax masculino.

Gostou dessa técnica? Leia até o final para saber mais sobre essa técnica inovadora.

Quais são os cuidados pré-operatório da cirurgia de ginecomastia masculina?

Exames pré-cirúrgicos, incluindo ultrassonografia das mamas, são realizados para detectar infecções, alterações na coagulação e doenças preexistentes. Jejum de no mínimo 8 horas é requerido um dia antes da cirurgia.

Quais cuidados pós-operatório da cirurgia de ginecomastia masculina?

Pós-cirurgia, uso de malha compressiva nos primeiros dias para cicatrização e redução do inchaço. Repouso de até três dias no retorno ao trabalho, evitando esforços físicos intensos por até 60 dias, com restrições específicas para dirigir, levantar os braços e atividades físicas.

Quanto tempo terei o resultado definitivo após a cirurgia plástica de ginecomastia masculina, dr?

Varia entre pacientes, mas é comum que inchaço e cicatrizes discretas nas mamas sejam observados após um mês da cirurgia. O resultado definitivo geralmente é percebido entre seis meses e um ano pós-cirurgia.

Fale sobre as cicatrizes após a cirurgia de ginecomastia masculina, dr:

Em casos de boa cicatrização, o corte na linha da aréola pode resultar em cicatriz pequena e quase imperceptível, especialmente para casos menores. Graus mais elevados podem exigir uma cicatriz infrapeitoral.

Quanto tempo médio dura a cirurgia de ginecomastia masculina, dr?

Cirurgia dura em média 2 a 3 horas, realizada em hospital com rápida recuperação devido às medidas de segurança.

Qual é o tempo de internação para a cirurgia de ginecomastia masculina?

Recuperação varia de 8 a 24 horas, com pontos frequentemente absorvíveis, eliminando a necessidade de remoção.

E sobre a anestesia?

Anestesia geral é habitual, considerada a mais segura, mas anestesia peridural ou local com sedação pode ser usada conforme a complexidade e necessidades do paciente.

Impacto psicológico da ginecomastia

A ginecomastia pode ter um impacto significativo na saúde mental e emocional dos homens que a vivenciam. Muitos homens com ginecomastia relatam baixa autoestima, vergonha e ansiedade em relação à aparência de seus peitos. Esses sentimentos podem afetar negativamente a vida social, os relacionamentos e a confiança geral. É importante reconhecer o impacto psicológico da ginecomastia e buscar apoio emocional e psicológico, além de tratamento médico adequado.

Como escolher e onde encontrar seu cirurgião plástico para ginecomastia?

Escolher um cirurgião plástico para ginecomastia masculina é crucial. Certifique-se de que seja membro da SBCP, com credenciais necessárias. Priorize experiência, evitando aspectos indesejados e buscando inovações para resultados excelentes. Pesquise histórico, leia avaliações, e leve em consideração que esta o ajudará na elevação da autoestima e confiança proporcionadas por uma escolha cautelosa.

membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica
 Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos
Olha o carinho dos meus pacientes...

O Dr Guilherme foi extremamente atencioso desde o momento que nos conhecemos até após a cirurgia. Extremamente profissional e dedicado, procurando fazer sempre o melhor para seus pacientes. Fico muito feliz e agradecido por ele ter me proporcionado a liberdade que sempre desejei. Aqui deixo meus agradecimentos e desejo que outros possam ter sua liberdade concretizada assim como eu. Que seu profissionalismo e dedicação continue trazendo felicidades para todos aqueles que a buscam. Muito obrigado Dr.

Lucca Miranda

Fiz a cirurgia de mastectomia através do SUS e não tenho o que reclamar, atendimento muito bom do doutor Guilherme e agora com 36 dias os resultados estão bem positivos. Do processo todo fiquei bem surpreso por não sentir muita dor e ter sido tudo bem tranquilo, nunca tinha passado por uma cirurgia, porém após conhecer o médico senti segurança e diminuiu minhas inquietações com essa cirurgia que esperei por anos. Ainda parece que estou vivendo um sonho. Não vejo a hora de poder ir para a praia e viver plenamente esses resultados.

Kairosa

Super indico dr Guilherme ele é maravilhoso nas explicações,prestativo com seus pacientes só tenho agradecer. muito sucesso dr Guilherme.

Rubi Folha

Dr Guilherme é muito atencioso e atendeu a todas as minhas expectativas! É

Ana Carolina Zschornak da Silva

Para você que mora no interior de SP, em outro Estado ou em outro País, agendamos e realizamos seu acompanhamento online até próximo da cirurgia.

Feito por MedicosSites

whatsapp Agende aqui sua consulta