Querido paciente, estou muito contente por seu interesse em melhorar sua autoestima através da cirurgia plástica de mamoplastia e contorno corporal! Agora, aguardo você entrar em contato e agendar a sua consulta para conversarmos com calma sobre o seu caso.
Agendar Consulta
Em entrevista ao gshow, especialista revela como aspectos culturais de cada país e a influência das redes sociais impulsionam a procura por cirurgias estéticas ao redor do mundo
Um levantamento recentes da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) apontou os cinco países que mais realizam cirurgias plásticas em todo o mundo e suas preferências. São eles: Estados Unidos, Brasil, Japão, Itália e Alemanha.
O gshow conversou com Guilherme Guardia , cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), sobre o assunto para entender por que determinadas sociedades se importam mais ou menos com a aparência, e ainda por que o Brasil ocupa o segundo lugar nesse ranking.
Segundo Guardia, apesar das diferenças culturais entre os países, existe uma motivação comum entre os pacientes: "A influência das redes sociais e o maior acesso à informação aumentaram o interesse global por procedimentos estéticos", diz.
Veja a quantidade de procedimentos realizados nesses países:
- Estados Unidos – 6.165.173
- Brasil – 3.123.758
- Japão – 1.631.600
- Itália – 1.371.220
- Alemanha – 1.303,528
Fatores culturais influenciam
Mas ele também reforça que as particularidades culturais têm peso nas escolhas:
"No Japão, há foco na harmonia facial e na naturalidade. Nos Estados Unidos, há maior valorização do contorno corporal. Itália e Alemanha tendem a buscar resultados discretos. Já no Brasil, o corpo também tem grande valor cultural e social", pontua o cirurgião plástico.
O médico especialista ainda ressalta que o Brasil reúne diversos fatores que o colocam em evidência:
"O Brasil tem tradição, excelência técnica e cirurgiões de referência mundial. E que aliado a isso, há uma cultura que valoriza o corpo, clima favorável à exposição e um público que vê a cirurgia como parte do autocuidado", reflete Guilherme Guardia.
De acordo com os dados do ISAPS, além da análise do cirurgião especialista consultado, algumas intervenções se repetem em diferentes países, mas com nuances culturais.
5 cirurgias plásticas mais realizadas no mundo:
- Cirurgia das Pálpebras – É procurada para rejuvenescer o olhar, muito comum na Ásia e também no Ocidente
- Lipoaspiração – Há alta demanda em países que valorizam o contorno corporal, como Brasil e EUA (as técnicas modernas, como a lipo HD, ampliaram ainda mais a procura)
- Prótese de Mama – É associada à feminilidade e a preferência por tamanhos e formatos varia culturalmente
- Revisão de Cicatriz – Para melhorar marcas visíveis que afetam a autoestima (tem valor tanto estético quanto psicológico)
- Rinoplastia – É muito popular por seu impacto na aparência facial (em alguns lugares busca-se um nariz mais delicado, em outros, preservar traços étnicos com mais harmonia)
Fonte: https://gshow.globo.com/