X

Minha Dedicação Especial

Fique por Dentro

Mamoplastia de Aumento

O Guia completo sobre Implante Mamário ou Prótese de Mama ou Prótese de Silicone

Essa é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e este já é um assunto muito difundido e conhecido. De fato, muito já se avançou nessa área para que ótimos resultados sejam alcançados, em termos estéticos e cirúrgicos. No entanto, é muito importante que a paciente se informe bem sobre esse procedimento com dados confiáveis e atualizados, evitando generalizações equivocadas que possam, até, impedir a sua busca por uma autoestima renovada.

O que é Prótese de Silicone?

Basicamente, a prótese mamária consiste na implantação cirúrgica de uma estrutura de silicone na mama da paciente, seja entre o tecido mamário e muscular ou sob o músculo.

Para que serve a Prótese de Silicone?

Ela pode ser usada tanto para a reconstrução da mama depois da mastectomia (retirada do seio) ou para atingir um objetivo estético de autoestima da paciente, como o aumento da dimensão dos seios.

Quando Considerar a Cirurgia Plástica?

Em geral, a prótese é aconselhada para pacientes que têm vontade de aumentar as mamas ou têm problemas de autoestima diretamente relacionados a elas. Por exemplo, quando atividades corriqueiras que deveriam trazer diversão e lazer, como uma ida à praia ou à piscina, na verdade traz algumas situações de incômodo e baixa autoestima.

No caso de pacientes de mastectomia (retirada dos seios), a prótese pode ser importante tanto para a recuperação da autoestima quanto para corrigir outros efeitos colaterais do procedimento anterior, como o reequilíbrio simétrico das mamas para não prejudicar a coluna.

Prós

A mamoplastia de aumento tem diversos benefícios. Muitas pacientes já me relataram uma série de efeitos positivos depois do pós-operatório que impactaram diretamente na sua qualidade de vida e felicidade. Muitas ainda se surpreendem pelo procedimento ser rápido e seguro, pois, com a técnica cirúrgica de hoje, é possível que a paciente retorne brevemente para casa e receba alta depois de um curto período de observação.

Contras

Como todas as cirurgias, é importante o cirurgião se posicionar com 100% de clareza e informar o paciente sobre os riscos envolvidos, como a possibilidade de infecção, dificuldade de cicatrização ou a própria “rejeição” do corpo à prótese.

No entanto, essas reações são bem raras e, com a tecnologia atual, além do constante aprimoramento de excelência que sempre busco, esses efeitos adversos podem ser diminuídos.

Outra situação importante a relatar é que o pós-operatório implica em algumas limitações temporárias, como o repouso de alguns dias. No entanto, passa bem rápido em comparação ao efeito positivo duradouro obtido com esse procedimento.

Quem pode e quem não pode fazer a cirurgia plástica de prótese de silicone?

É importante que cada paciente consulte o médico cirurgião para avaliar o seu caso. Mas, a princípio, todas as mulheres que compartilham dos objetivos estéticos e de autoestima acima, além das pacientes de mastectomia, estão aptas à cirurgia. Alguns quadros podem ser impeditivos, portanto, ressalto: é importante consultar-se com o cirurgião para uma avaliação precisa e o melhor encaminhamento. Não tire conclusões precipitadas sobre o seu caso.

Escolhendo o seu cirurgião plástico

Uma vez que você se identificou com as necessidades descritas acima e pretende realizar a mamoplastia de aumento, vem o passo mais importante de todos: escolher o seu cirurgião.

Sempre opte pelos e pelas profissionais membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), especializados na área e que tenha, ao mesmo tempo, experiência comprovada e constante atualização.

Por esse se tratar de um passo importante para a sua autoestima, é fundamental que você entre em contato com o cirurgião ou sua clínica. E, por saber da importância desse passo, tenho o maior prazer de atender, esclarecer todas as dúvidas e informar sobre tudo o que você precisa saber.

Inclusive, se for o caso de ter dúvidas sobre a mamoplastia, pode entrar em contato direto comigo pelo WhatsApp.

A Consulta

A consulta é um momento de ouro de todo o processo que envolve a mamoplastia de aumento. É nela que esclarecemos todas as dúvidas, que a paciente tem a oportunidade conhecer melhor a mim, minha filosofia de trabalho e a minha experiência e, ainda, ter o melhor preparo possível para um procedimento tranquilo e uma recuperação bem-sucedida. A confiança e a parceria que é realizada na consulta é indispensável para o sucesso do procedimento.

Aqui vão algumas perguntas importantes que você pode e deve fazer durante a consulta:

  • Essa cirurgia é indicada para o meu caso?
  • Qual técnica é recomendada para o meu caso?
  • Minha cirurgia será realizada em que local?
  • Quais os riscos e complicações associados a este procedimento?
  • Para que a cirurgia tem o melhor resultado possível, o que eu preciso fazer?
  • Como é a recuperação e quanto tempo ela dura?
  • Vou precisar de ajuda dos meus familiares nesse período? O que preciso falar para eles me ajudarem na recuperação?
  • Como devo esperar que fique minhas mamas após esse procedimento?
  • Tipos de Cirurgia
  • Em termos simples, podemos separar a mamoplastia de aumento em duas categorias: a primeira que diz respeito à posição em que a prótese é inserida e a segunda à região da incisão.

1 – Posição

Submamária

A submamária consiste no implante da prótese entre os tecidos mamários e muscular. Através dessa técnica, a prótese não se movimenta junto às contrações musculares do peito, o que dá mais naturalidade ao resultado.

Submuscular

Na submuscular, o implante se dá, como o nome diz, abaixo do músculo; ou seja, uma região mais profunda que a submamária. Ela é indicada para quem têm um tecido mamário ou a pele muito finos, pois, para estas pacientes, a submamária não teria um resultado estético satisfatório, deixando a prótese muito aparente.

Dual Plane

Na técnica Dual Plane parte da prótese se localiza abaixo do músculo e parte abaixo da glândula mamária, sendo uma das técnicas mais modernas e difundidas atualmente, podendo ser indicada em determinados casos.

2 – Região da Incisão

Periareolar

A incisão periareolar é aquela feita sobre o contorno da aréola. Com isso, a cicatriz fica pouco visível, pois se confunde ao forte contraste entre a aréola e o restante do seio. O maior impeditivo para esta técnica é uma aréola pequena, pois pode atrapalhar o implante da prótese ou deixar uma cicatriz mais aparente, além de maior risco de infecção do que a incisão inframamária.

Inframamária

Neste caso, a incisão é feita na parte de baixo dos seios, sendo o tipo de incisão mais utilizado atualmente. As cicatrizes também são discretas, tendo como vantagem desta técnica é a recuperação mais rápida e o menor risco de infecção entre as incisões.

Axilar

Como o próprio nome já diz, a incisão é feita na região da axila. Ela não deixa cicatriz nas mamas e, sim, nas axilas, mas é uma técnica menos comum pela complexidade da região e pelo maior risco de sangramentos e de infecção.

A cirurgia demora de uma a duas horas e geralmente é feita com anestesia local com sedação.

Cicatrizes

No geral, as cicatrizes são bem discretas; umas mais que outras. No entanto, cada corpo é um corpo e, além das condições físicas da paciente, a experiência do cirurgião vai definir qual técnica terá o melhor resultado, incluindo a cicatriz mais discreta.

Quanto custa a prótese de silicone?

É importante ressaltar que procedimentos cirúrgicos, que envolvem diversos fatores e para o qual a experiência do cirurgião é determinante, os valores são definidos junto ao paciente após uma criteriosa avaliação médica.

Esse valor é definido de acordo com a experiência do cirurgião, os objetivos específicos da paciente e sua condição física. Seria até injusto com as pacientes “tabelar”, previamente, um preço. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado com critério, cuidado e atenção individual para o melhor custo-benefício para cada paciente.

Cuidados Pré-Operatórios

No dia anterior. É recomendado tomar banho com sabonete antisséptico, depilar com cuidado a região (se for o caso), fazer refeições leves e, antes da cirurgia, um jejum de 8 horas, incluindo líquidos.

No dia da cirurgia.

De novo, tomar banho usando sabonete antisséptico, usar roupas leves e fáceis de vestir, evitar maquiagens, cosméticos e joias e levar, em uma bolsa, seus itens pessoais para o centro-cirúrgico:

  • Sutiã cirúrgico que usará após a cirurgia;
  • Exames pré-operatórios;
  • Outros itens de uso pessoal;
  • Qualquer outra dúvida, pergunte antes ao médico.

Atenção: Se você ingere algum medicamento de uso regular, não deixe de informá-lo ao cirurgião para uma orientação correta.

Pós-Operatório

É indispensável que, para o melhor resultado, o paciente siga as instruções do cirurgião à risca.

Para todas as cirurgias, recomenda-se uma série de cuidados, como:

  • Nos primeiros dias, evitar dirigir e ficar em repouso;
  • Restringir os movimentos dos braços por 15 dias;
  • No primeiro mês após a cirurgia, usar apenas o sutiã pós-cirúrgico;
  • Evitar exercícios físicos nas primeiras semanas;
  • dormir de barriga para cima por algumas semanas;
  • Proteger a região de exposição solar;
  • Seguir todas as orientações específicas do médico e realizar o acompanhamento médico.
  • A definição de quantos dias de restrição para cada atividade é dada pelo médico. Mas, em média, a recuperação do pós-operatório gira em torno de 20-30 dias.

Recuperação

A recuperação é relativamente tranquila, observando sempre as restrições de movimento aliada às orientações médicas e o acompanhamento. A depender da cada caso, as limitações podem ser maiores e o apoio de outros profissionais pode se fazer necessário. Mas é raro.

Resultados

O resultado em si é praticamente imediato. E, se a paciente seguir à risca as orientações do cirurgião, a cicatrização será ótima e, algumas semanas, ela pode desfrutar plenamente do resultado da cirurgia.

Outra grande vantagem do procedimento é que seu resultado é de longo prazo e, com o acompanhamento do cirurgião ao longo dos anos, a paciente desfrutará dos seus benefícios por tempo prolongado.

A prótese de silicone pode romper ao longo dos anos?

Sim, desde que haja algum problema de contração capsular de grau elvado ou um evento de alta energia, como um acidente automobilístico. Mas, com o acompanhamento correto, a possibilidade de incidentes do tipo é bastante reduzida.

Conclusões

Portanto, a prótese de mama constitui-se de um pequeno conjunto de técnicas diferentes que atende a praticamente todas as mulheres em situações e condições físicas diferentes, trazendo resultados naturais e satisfatórios e renovando a autoestima delas. O pós-operatório tem como principal característica algumas restrições de movimento e pequenos cuidados que o cirurgião plástico orientará para cada paciente.

membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica
 Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos
Olha o carinho dos meus pacientes...

O Dr Guilherme foi extremamente atencioso desde o momento que nos conhecemos até após a cirurgia. Extremamente profissional e dedicado, procurando fazer sempre o melhor para seus pacientes. Fico muito feliz e agradecido por ele ter me proporcionado a liberdade que sempre desejei. Aqui deixo meus agradecimentos e desejo que outros possam ter sua liberdade concretizada assim como eu. Que seu profissionalismo e dedicação continue trazendo felicidades para todos aqueles que a buscam. Muito obrigado Dr.

Lucca Miranda

Fiz a cirurgia de mastectomia através do SUS e não tenho o que reclamar, atendimento muito bom do doutor Guilherme e agora com 36 dias os resultados estão bem positivos. Do processo todo fiquei bem surpreso por não sentir muita dor e ter sido tudo bem tranquilo, nunca tinha passado por uma cirurgia, porém após conhecer o médico senti segurança e diminuiu minhas inquietações com essa cirurgia que esperei por anos. Ainda parece que estou vivendo um sonho. Não vejo a hora de poder ir para a praia e viver plenamente esses resultados.

Kairosa

Super indico dr Guilherme ele é maravilhoso nas explicações,prestativo com seus pacientes só tenho agradecer. muito sucesso dr Guilherme.

Rubi Folha

Dr Guilherme é muito atencioso e atendeu a todas as minhas expectativas! É

Ana Carolina Zschornak da Silva

Para você que mora no interior de SP, em outro Estado ou em outro País, agendamos e realizamos seu acompanhamento online até próximo da cirurgia.

Feito por MedicosSites

whatsapp Agende aqui sua consulta