X

Minha Dedicação Especial

Fique por Dentro

Pós-bariatrica

O Guia completo sobre a Cirurgia Reparadora Pós-Bariátrica

A cirurgia de redução do estômago (a bariátrica) tem sido um recurso cada vez mais utilizado conforme os índices de obesidade têm aumentado no Brasil.

No entanto, além do óbvio benefício da grande perda de peso e, consequentemente, da redução do risco de doenças associadas à obesidade, é comum que a cirurgia tenha um custo estético e deixe alguns vestígios que podem ser reparados com algumas técnicas cirúrgicas.

O que é e para que serve?

Dentro da cirurgia plástica, o conceito pós-bariátrica não consiste em uma única técnica, mas na combinação estratégica de algumas técnicas para o reparo de vestígios da grande perda de peso.

Quando Considerar essa Cirurgia Plástica?

Quando os vestígios da cirurgia bariátrica, como a flacidez e sobras de pele forem muito visíveis e passarem a ser um obstáculo para a plena vida do paciente.

Quem pode e quem não pode fazer cirurgias plásticas pós bariátricas?

É importante que cada paciente consulte o médico cirurgião para avaliar o seu caso, mas sempre devemos operar pacientes já em seu peso estável. Nesse caso, o histórico médico é vital para entender a resposta do organismo às tentativas de tratar o acúmulo de gordura localizada e de flacidez de pele. Alguns quadros podem ser impeditivos, portanto, ressalto: é importante consultar-se com o cirurgião para uma avaliação precisa e o melhor encaminhamento. Não tire conclusões precipitadas sobre o seu caso.

Escolhendo o seu cirurgião plástico

Uma vez que você se identificou com as necessidades descritas acima e pretende realizar algum procedimento pós-bariátrico, vem o passo mais importante de todos: escolher o seu cirurgião.

Sempre opte pelos e pelas profissionais membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), especializados na área e que tenha, ao mesmo tempo, experiência comprovada e constante atualização.

Por esse se tratar de um passo importante para a sua saúde e autoestima, é fundamental que você entre em contato com o cirurgião ou sua clínica. Por ser consciente dessa importância, tenho o maior prazer de atender, esclarecer todas as dúvidas e compartilhar a minha experiência para tranquilizá-la e dar ainda mais segurança na sua decisão.

Inclusive, se for o caso de ter dúvidas sobre os procedimentos pós-bariátricos, pode entrar em contato direto comigo pelo WhatsApp.

A Consulta

A consulta é um momento de ouro de todo o processo que envolve qualquer procedimento pós-bariátrico. É nesta ocasião que esclarecemos todas as dúvidas, que o paciente tem a oportunidade conhecer melhor a mim, minha filosofia de trabalho e a minha experiência e, ainda, ter o melhor preparo possível para um procedimento tranquilo e uma recuperação bem-sucedida. A confiança e a parceria que é realizada na consulta é indispensável para o sucesso do procedimento.

Aqui vão algumas perguntas importantes que você pode e deve fazer durante a consulta:

  • Essa cirurgia é indicada para o meu caso?
  • Qual técnica é recomendada para o meu caso?
  • Minha cirurgia será realizada em que local?
  • Quais os riscos e complicações associados a este procedimento?
  • Para o melhor resultado possível, o que eu preciso fazer?
  • Como é a recuperação e quanto tempo ela dura?
  • Vou precisar de ajuda dos meus familiares nesse período? O que preciso falar para eles me ajudarem na recuperação?
  • Como devo esperar que fique o meu corpo após esse procedimento?

A Cirurgia Plástica

Como disse acima, a cirurgia pós-bariátrica conta com algumas técnicas diferentes. Vou explicá-las aqui, mas, para uma compreensão completa de cada técnica, clique em “Saiba mais” e acessa o artigo completo de cada uma.

Abdominoplastia Pós-Bariátrica

A abdominoplastia é a cirurgia plástica que remove o excesso de pele e a flacidez do abdome, fazendo a sutura na musculatura abdominal para uma barriga mais definida e “reta”.

No caso dos pacientes pós-bariátricos, há um grande excesso de pele e flacidez. A abdominoplastia é a cirurgia para reparar isso, podendo ser feita com incisão supra púbica tradicional ou em T invertido (âncora) nos casos de maior flacidez.

A anestesia é geral ou peridural com sedação e dura de 2 a 4 horas.

Mastopexia Pós-Bariátrica

A mastopexia é o reposicionamento das mamas em uma posição mais alta, aliado à remoção do excesso de pele, geralmente associado a uso de próteses mamárias.

A anestesia é geral ou peridural com sedação e a duração é de 2 a 4 horas.

Braquioplastia Bariátrica

A braquioplastia é a cirurgia plástica que remove o excesso de pele e a flacidez dos braços, o popular “tchauzinho”. Com a grande perda de peso, é possível que haja um acúmulo acentuado de flacidez na região e a braquioplastia consiste em uma incisão na parte interna do braço e a remoção do excesso de pele. Pelo fato de esta incisão ser um pouco maior, sua cicatriz pode ser um pouco maior.

A anestesia na maior parte dos casos é anestesia geral.

Torsoplastia pós bariátrica

Depois de perder muito peso, alguns pacientes apresentam acúmulo de gordura e excesso de pele na parte inferior das costas. A torsoplastia consiste na retirada desse excesso e, em alguns casos, para melhor resultado, pode ser associada à abdominoplastia, na chamada abdominoplastia 360 graus.

Cruroplastia pós-bariátrica

A cruroplastia é a cirurgia plástica dos membros inferiores, na região das coxas. Ela pode ser feita através de uma ou mais técnicas. Consiste na incisão na parte inferior das coxas para a retirada de flacidez e o acúmulo de gordura. Nela, geralmente é realizada uma lipo para a retirada da cordura e, depois, retira-se o excesso de pele para eliminar a flacidez.

Cicatrizes

No geral, as cicatrizes são discretas apesar de extensas. Mas sempre lembro que cada corpo é um corpo, em especial em pacientes pós bariátricos e, além das condições físicas da paciente, a experiência do cirurgião vai definir qual técnica terá o melhor resultado estético, incluindo a cicatriz mais discreta.

Quanto custam os procedimentos pós-bariátricos?

É importante ressaltar que procedimentos cirúrgicos, que envolvem diversos fatores e para o qual a experiência do cirurgião é determinante, os valores são definidos junto ao paciente após uma criteriosa avaliação médica.

Esse valor é definido de acordo com a experiência do cirurgião, os objetivos específicos da paciente e sua condição física. Seria até injusto com as pacientes “tabelar”, previamente, um preço. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado com critério, cuidado e atenção individual para o melhor custo-benefício para cada paciente.

Cuidados Pré-Operatórios

Cada procedimento exigirá cuidados prévios diferentes, por isso é importante seguir as orientações do seu médico.

Geralmente, nos dias que antecedem a cirurgia, recomenta-se evitar o consumo de álcool e cigarro, usar sabonete antisséptico nos banhos, depilar com cuidado as regiões a serem abordadas (se for o caso), suspender o uso de alguns medicamentos como os anticoagulantes, entre outros.

Atenção: Se você ingere algum medicamento de uso regular, não deixe de informá-lo ao cirurgião para uma orientação correta.

Pós-Operatório

É indispensável que, para o melhor resultado, o paciente siga as nossas instruções à risca.

Para todas as cirurgias, recomenda-se uma série de cuidados, como:

  • Nos primeiros dias, evitar dirigir e ficar em repouso;
  • Usar cintas compressoras nas regiões operadas; ;
  • Evitar exercícios físicos nas primeiras semanas; ;
  • Dormir de acordo barriga para cima durante algumas semanas; ;
  • Proteger a região de exposição solar; ;
  • Manter o acompanhamento médico. ;
  • A definição de quantos dias de restrição para cada atividade é dada pelo médico. Mas, em média, a recuperação do pós-operatório gira em torno de 20-30 dias. ;

Recuperação

A recuperação é relativamente tranquila, observando sempre as restrições de movimento aliada às orientações médicas e o acompanhamento. A depender de cada caso, as limitações podem ser maiores e o apoio de outros profissionais pode se fazer necessário.

Conclusões

Os procedimentos de cirurgia plástica pós-bariátrica não consistem em uma cirurgia única, é uma combinação de técnicas que o cirurgião plástico planeja estrategicamente para as necessidades de cada paciente, de acordo com a resposta de cada corpo à cirurgia bariátrica. Essas técnicas podem abordar diversas partes do corpo, desde as mamas e a barriga até as pernas e as costas.

Como em toda cirurgia plástica, os resultados obtidos e a cicatrização dependem de vários fatores, sendo o maior deles os cuidados no pós-operatório.

Após a cirurgia, os cuidados se resumem a restrições de movimento, acompanhamento médico e, em alguns casos, a combinação com alguns remédios e drenagem linfática. Também como toda cirurgia, existem riscos. Mas, com a tecnologia de hoje, os casos adversos são mais raros e os benefícios obtidos pelos meus pacientes são perenes e fazem valer a pena os sacrifícios e cuidados envolvidos no pré e pós-operatório.

membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica
 Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos
Olha o carinho dos meus pacientes...

O Dr Guilherme foi extremamente atencioso desde o momento que nos conhecemos até após a cirurgia. Extremamente profissional e dedicado, procurando fazer sempre o melhor para seus pacientes. Fico muito feliz e agradecido por ele ter me proporcionado a liberdade que sempre desejei. Aqui deixo meus agradecimentos e desejo que outros possam ter sua liberdade concretizada assim como eu. Que seu profissionalismo e dedicação continue trazendo felicidades para todos aqueles que a buscam. Muito obrigado Dr.

Lucca Miranda

Fiz a cirurgia de mastectomia através do SUS e não tenho o que reclamar, atendimento muito bom do doutor Guilherme e agora com 36 dias os resultados estão bem positivos. Do processo todo fiquei bem surpreso por não sentir muita dor e ter sido tudo bem tranquilo, nunca tinha passado por uma cirurgia, porém após conhecer o médico senti segurança e diminuiu minhas inquietações com essa cirurgia que esperei por anos. Ainda parece que estou vivendo um sonho. Não vejo a hora de poder ir para a praia e viver plenamente esses resultados.

Kairosa

Super indico dr Guilherme ele é maravilhoso nas explicações,prestativo com seus pacientes só tenho agradecer. muito sucesso dr Guilherme.

Rubi Folha

Dr Guilherme é muito atencioso e atendeu a todas as minhas expectativas! É

Ana Carolina Zschornak da Silva

Para você que mora no interior de SP, em outro Estado ou em outro País, agendamos e realizamos seu acompanhamento online até próximo da cirurgia.

Feito por MedicosSites

whatsapp Agende aqui sua consulta